Atletas russos e belarrussos são banidos das Paralimpíadas de Inverno

Mascote dos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022
Situação na vila dos atletas estava se tornando “insustentável”, de acordo com IPC/ Foto: Getty Images

Nesta quinta-feira, 3, O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou que atletas russos e belarussos ficarão de fora das Paralimpíadas de Inverno de Pequim 2022, que começam nesta sexta-feira, 4.

Segundo o IPC, muitos países ameaçaram não competir e a tensão na vila dos atletas estava se tornando insustentável. “No IPC, acreditamos firmemente que esporte e política não devem se misturar. No entanto, não por culpa própria, a guerra chegou a esses Jogos e, nos bastidores, muitos governos estão influenciando nosso querido evento”, declarou Andrew Parsons, presidente do Comitê.

Com essa resolução, 83 atletas dos dois países serão afetados. A decisão do Comitê ocorre menos de um dia depois que, inicialmente, atletas de ambos os países fossem permitidos de competir como neutros.

Leia mais 

1; Dallagnol enaltece ‘bandeira anticorrupção’ de Zelensky, envolvido em fraudes e citado nos Pandora Papers

2; Chefe da diplomacia russa enfatiza ‘luta contra nazismo’ e confirma negociações de paz com Ucrânia

3; Tribunal de Haia investigará Putin por possíveis crimes de guerra

Os reflexos da guerra nas paralimpíadas

De acordo com Parsons, a saída dos atletas russos e belarussos também era uma questão de segurança e proteção, com “a situação na vila dos atletas se tornando instável à medida que as tensões aumentam”.

O presidente do IPC ainda afirmou que comitês paralímpicos de vários países ameaçaram não competir e atentaram à viabilidade dos Jogos se Rússia e Bielorrússia pudessem participar.

“Para os atletas dos países impactados, sentimos muito que sejam afetados pelas decisões que seus governos tomaram na semana passada ao violar a Trégua Olímpica. Vocês são vítimas das ações de seus governos”, concluiu Parsons.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link