Janio, a Lava Jato e a pergunta de Brizola: “Onde está a CIA”? Por Fernando Brito

Janio de Freitas e Deltan Dallagnol. Foto: Reprodução/YouTube

Publicado originalmente no blog Tijolaço

POR FERNANDO BRITO

A frase nunca me saiu da cabeça, por conta das muitas vezes que a ouvi no longo convívio com Leonel Brizola:

Onde está a CIA ? Parece que até que ela fechou. Se foi isso, eu não entendo porque ela tem aquele orçamento, enorme, de bilhões de dólares? Será que não sobram uns trocados para ela aplicar no Brasil?

Bem, como ela não fechou, continuou atuando, espionando e interferindo por longos anos na vida brasileira e há provas – e não só convicções – de quanto isso ocorria nos papéis da Central Inteligence Agency que “Documentos da CIA revelam que Brizola e Erico Verissimo eram monitorados pelos Estados Unidos“, reportagem da Zero Hora, publicou.

“Onde está a CIA?” são pergunta que, nos tempos de hoje, o veterano daquelas e de muitas situações, Janio de Freitas, ajuda a responder em seu artigo de hoje, na Folha de S. Paulo, a partir da fala – ou ato falho – de Deltan Dallagnoll revelada nas mensagens trocadas no grupo de mensagens que mantinha com os colegas de Procuradoria e com Sérgio Moro.

Ainda que provada repetidamente ao longo de décadas, há gente que ainda acha que isso é pura “teoria da conspiração”. Com tantas provas, acertarão se deixarem de lado o “teoria” para ver a real e concreta conspiração.

Leia a coluna de Janio aqui.